Páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Conceito De Deus





A religião popular do Havaí era repleta de deuses e deusas. Fantasmas, fadas,elfos, duendes e espíritos que mudavam de forma a seu bel-prazer, e podiam ser amistosos ou hostis com o homem dependendo, da maneira como fossem tratados. Entretanto essa visão popular era apenas uma distorção do conhecimento kahuna.

Quando os primeiros missionários no Havaí tentavam entender a lingua dos nativos, depararam com conceitos tão estranhos ao pensamento deles, que certas palavras receberam definições completamente injustificadas. Uma dessas palavras foi akua, que foi traduzida como deus.

Quando os missionários perguntaram aos havaianos que nome davam as grandes estátuas , os nativos disseram que o nome delas era akua. Mas os missionários ficaram confusos quando perceberam, que os havaianos davam o nome de akua a coisas não divinas também.

É vital para entendermos a filosofia huna e as práticas kahunas ,compreendermos que akua significa "uma idéia em ação plenamente formada". Para simplificar ahua é uma idéia ativa que manifesta efeitos. Os quatro maiores akua eram: Kane, Ku, Lono e Kanaloa .


KANE


Externamente, Kane era considerado o deus superior e mais espiritual, nunca representado por uma imagem esculpida. No máximo, ele seria representado por um objeto natural, geralmente uma pedra ereta sem ornamentos. Era tido como um deus de paz e amor, e seu equivalente feminino era Wahine. Na linguagem coloquial havaiana, kane significa "homem" e wahine "mulher". Kane e Wahine eram, portanto símbolos equivalentes ao conceito chinês de yin e yang.

Para os kahunas Kane e sua companheira representavam o eu-deus, de natureza dual presente em cada ser humano. Sendo portanto semelhante ao "Cristo interior" dos cristãos ou a mente dos Buda dos budistas. Ele/ela é em outras palavras, a essência espiritual e a fonte do indivíduo, a alma, o Eu Superior ou Eu Maior.

Outro termo pra esse deus pessoal é "aumakua", que Max Freedom Long traduziu como "espírito parental totalmente fiel", e dois outros termos para o mesmo conceito, kumupa'a e 'ao'ao que significam professor e guia.

Quando os europeus chegaram ao Havaí, a maioria dos havaianos reverenciava esse espírito interior, apenas como uma espécie de ancestral guardião, porque as pessoas haviam misturado, a fonte física de sua existência com a espiritual.


KU

Ku era externamente associado a fertilidade, chuva, feitiçaria e guerra. Como termo comum seus significados tem a ver com a simbologia generativa; uma base ou estrutura para algo; uma coisa que pode ser mudada ou transformada; e algo que pode ter complexos emocionais.
Psicologicamente Ku pode ser chamado de corpo/mente; a consciência organizadora do corpo, o recebedor de informações sobre o mundo físico(visíveis e invisíveis) e o executor da ação.


LONO

Lono era o deus da agricultura, medicina e metereologia na religião exterior. Na psicologia kahuna, ele representa o intelecto, a porção da mente que percebe, interpreta e dirige.

As raízes da palavra Lono revelam os significados de receber informação e agir de acordo com a informação recebida; cérebro, principalmente o cérebro anterior, e a inteligência; buscar metas;criar desejos; e pensamento imaginativo.

A estatueta de Lono é um ser com um cocar alto(imaginação criativa), serpentinas curtas que não chegam ao chão(contato indireto com o físico), e sem olhos (dependente de outra fonte para ter informações sobre o mundo).


KANALOA

Nas lendas havaianas mais antigas, Kanaloa é sempre mencionado como o companheiro de Kane, e os dois viajam pelas ilhas em busca de fontes de água. Kanaloa era conhecido como um deus de cura e dos oceanos e costumava ser representado por um polvo ou uma lula, bem como por uma figura esculpida específica.

O uso do polvo/lula como símbolo tem a ver com a significância sagrada do número 8, e o fato de que a palavra para as duas criaturas, he'e , significa "fluir" (como o fluxo da força vital) e "livrar" (como livrar-se de uma doença). Após a chegada do Cristianismo às ilhas, Kane, Ku e Lono foram comparados a Trindade, enquanto Kanaloa assumiu o papel de satanás.

A palavra kanaloa significa "seguro, firme, inconquistável, e é usada como uma referência poética para comida, um símbolo para o poder. Na tradição kahuna interior, Kanaloa representa o Homem Ideal-plenamente ciente, plenamente físico e ao mesmo tempo totalmente espiritual, amando e sendo amado e vivendo em contato com sua fonte.

A figura esculpida mostra um ser com um cocar alto( o poder do pensamento criativo), serpentinas chegando ao chão (envolvimento direto com o físico), e os olhos bem abertos( percepção completa do mundo físico e do espiritual).




Aloha nui loa 🌸🌈





Ana Rosa Figueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário